segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BUSCANDO CORAGEM PARA TRABALHAR.

Atos 9:10-17
Damos muita atenção à conversão de Saulo de Tarso, mas damos pouca consideração para aquele que o ajudou a obedecer a Cristo, cujo nome é Ananias. Talvez pelo fato do livro de Atos não dar muita atenção a Ananias, é compreensível que nós também não demos. Afinal, foi Saulo que o Senhor queria converter, e foi Saulo que Deus pretendia que pregasse aos gentios. Apesar disto, há muitas boas lições a serem aprendidas deste personagem mais obscuro. Primeiro, vamos aprender alguns fatos a respeito de Ananias. Ananias foi chamado pelo Senhor para uma missão especial. Ele deveria fazer contato com o homem que Deus pretendia usar para levar o evangelho aos gentios. Que privilégio! Que honra! E o Senhor falou com ele em uma visão e também o capacitou de forma que pudesse impor as mãos num homem cego que precisava recuperar a sua visão. Sem dúvida, a Ananias foi dada não somente uma grande missão, como também um grande privilégio.
Precisamos ter a Coragem de Ananias
Ser discípulo do Senhor nunca foi fácil. Conhecemos casos em que ele pede coisas difíceis a seus servos. O homem a quem Ananias foi enviado era o oponente mais notório do cristianismo.
Saulo de Tarso disse de si mesmo que havia sido um “perseguidor” (1 Timóteo 1:13), e que perseguia “este Caminho até à morte” (Atos 22:4). Ele disse em um julgamento que estava tão “demasiadamente enfurecido” com os discípulos que, muitas vezes, obrigava-os “até a blasfemar” e que, sem misericórdia, os perseguia “mesmo por cidades estranhas” (Atos 26:11). Enviar Ananias para ensinar a Saulo de Tarso seria como enviar um judeu para ensinar a Hitler. Ananias disse ao Senhor (Atos 9:13-14). Talvez até teríamos nos simpatizado com ele caso tivesse pedido ao Senhor mandar outra pessoa. O que é impressionante, certamente, é que apesar de estar com medo, foi corajoso.
Ananias foi, não só foi encontrar Saulo de Tarso, como também restaurou a sua visão, falou-lhe o que o Senhor queria, e então desafiou a Saulo que se submetesse ao Senhor. Ananias lhe disse: (Atos 22:16).
Como discípulos devemos aplicar o chamado do Senhor a nós mesmos. (Atos 9:10).
Ananias compreendeu que o Senhor falava com ele. Precisamos ler a palavra do Senhor e ver o seu chamado a nós pessoalmente.
Com que freqüência concordamos com a necessidade de discípulos corajosos que fazem coisas valentes, mas fugimos da aplicação em nossas próprias vidas?
O Senhor tem trabalho para nós fazermos. A mensagem de Jesus nos chama ao serviço. O Senhor precisa de discípulos que ouvirão a mensagem como Ananias fez e dirão. “Eis-me aqui, Senhor!”
Como discípulos devem ser corajosos, independente da tarefa. Há várias coisas que tendem a atrapalhar a nossa disposição de ensinar aos perdidos
Gostamos de ficar em lugares onde nos sentimos seguros e confortáveis, enquanto o Senhor, muitas vezes, colocaria os crentes em locais que os deixariam sem jeito. O Senhor, depois, enviou Saulo (Paulo) a Corinto, e lhe disse: “Não temas; pelo contrário, fala e não te cales” (Atos 18:9). Com que freqüência negamos o convite do Senhor, porque o achamos perigoso demais?
Estamos preocupados com a possibilidade de fracassarmos. É interessante que tendemos a pensar que o sucesso é apenas as pessoas aceitarem o evangelho. Enquanto é verdade que o Senhor quer que todos sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade (1 Timóteo 2:4), também é verdade que o evangelho serve para fechar os corações daqueles que se rebelam contra ele. (Marcos 4:12).
Ficamos preocupados que não pregaremos perfeitamente. Porém não levamos em consideração que Jesus foi o professor perfeito, porém ainda não foi capaz de persuadir aqueles que não queriam ser persuadidos, até porque ele já sabia o final de sua missão. Se o evangelho pôde converter um Saulo de Tarso no primeiro século, certamente pode ter sucesso igual com os Saulos da nossa época desde que estejam nos planos de Deus.
Como discípulos temos de obedecer de qualquer forma..
Ser verdadeiramente submissos ao Senhor não é a mesma coisa que fazer o que manda quando já queremos fazê-lo.
A submissão é fazer o que nos manda mesmo quando não queremos. Lembrem do comentário de Jesus no jardim, “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mateus 26:39). Ele não queria ir à cruz, mas foi mesmo assim.
Talvez alguém queira dizer – “Bem, ele é o Senhor, ele tinha que fazer o que lhe foi pedido.” Mas e Ananias? Ele teve que ir? Ele se submeteu ao Senhor, sendo que fez exatamente aquilo que ele não queria fazer. São pessoas desse tipo que o Senhor busca hoje.
Uma observação final: Nunca foi dada a Ananias uma anotação especial pelos escritores por seu papel corajoso. Jesus jamais disse, “Quando o evangelho for pregado, Ananias será lembrado”. De fato, depois do seu papel na conversão de Saulo, nunca mais ouvimos falar dele. Na verdade, isto não é incomum. Deus não tem super-heróis a quem se dá tarefas extraordinárias enquanto os outros menos conhecidos não tem um papel significante no seu reino. O que dá significado a qualquer um de nós é que Deus nos conhece, e que ele nos salvou pela sua graça. Uma vez que somos salvos, simplesmente nos juntamos à multidão de outros servos que se entregaram para fazer a vontade do Mestre. Há muitos Ananias no reino de Deus -- os homens e mulheres que terão a oportunidade de glorificar a Deus na época e no lugar em que eles existem. Você pode ser um. Usemos estas oportunidades, não com um sentimento de orgulho ou ambição vã, mas com a atitude que o Senhor nos ensinou. Lucas 17:10).


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

LUTAR CONTRA DEUS É DERROTA CERTA




Deus em sua infinita bondade, tem nos presenteado com tão vaiosos presentes, muitas vezes nos apegamos mais as coisas passageiras do que as eternas.

Nos embaraçamos com pequenos laços que nos servem de prisão de morte. Nos apegamos a pessoas a objetos a situações e sentimentos que mesmo sabendo que são desagradáveis a Deus, insistimos... Seu amor por nós não colocamos em primazia. Sua bondade infinita desprezamos, quando valorizamos o vazio.

O amor que Deus nos deu é para sempre... è eterno, seu poder é imutável, mesmo que não muito atraente, mesmo que o mundo e sua aparencia nos surpreenda cada vez mais e caiamos em precipicios... O eterno e supremo pastor nos busca resgatando nossas almas do mais profundo abismo...Ele nos resgata das mais altas escaladas em rumo a nossa propria destruição e nos resgata ao amor próprio e nos mostra que não adianta se rebelar por algo que não tem propósito. Que nos desvaloriza, que deforma nosso caráter espiritual. Pecado algum faz sentido. Rebelião alguma trará vitória...

Não permita que o pecado lhe domine: lute pra vencer... mesmo que seja a realização do seu mais almejado sonho, mesmo que seja algo que você consideraria impossivel se não for do agrado de Deus se for contra tudo aquilo que você acredita ser correto, não aceite pra si é uma cilada acorde enquanto é tempo e não vai viver eternamente arrependido... Certo dia li uma frase mais ou menos assim... "Resiste a uma tentação e tua alma adoecerá de desejo pelo que lhe foi vedado." (Oscar Wilde) "Aqueles que fogem da tentação deixam um endereço para correspondência." (Lane Olinghouse)

Essas frases me fizeram acordar para o que realmente creio: Aquilo que me tenta me domina, e se preciso resistir não é direito, se não é direito não é de Deus.

Não existe tentação que não seja humana... Pensei ... amanhã é outro dia..farei diferente. Aprendi muito hoje...

Qualquer que lutar contra Deus já está derrotado... Se afastar do caminho não nos trará de volta o perdido, ir pelos caminhos do desviado não mudará nossa história...Retroceder é a hora... Encontrar a direção certa, o arrependimento, colocar fora os fardos de medo, magoa, culpa ou qualquer tristeza e viver a vida sem medo de fazer a vontade de Deus... Aceitar com carinho a disciplina que certamente virá. E esperar de Deus toda a sua infinita misericordia.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010




"E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.
(1 João 4:14)"


Falando Para Todos

Conta-se a história de um capitão que, no rio Mississipi, ao passar por outro navio, pegou o primeiro passageiro que encontrou e disse: "Olhe, olhe, lá no outro barco, veja o capitão." Um pouco assustado e confuso, o passageiro perguntou: "Por que você quer que eu olhe para aquele capitão? O que há de especial com ele?" Então ele contou ao homem o ocorrido com ele certa noite, quando colidiu com outro barco. Seu navio era pequeno e logo afundou, e ele foi jogado ao mar. O capitão do outro barco viu seu desespero e manobrou chegando bem perto até que se jogou no mar para salvá-lo. Após contar a história, o capitão salvo voltou-se para o expectador e falou: "Desde aquele dia, eu sempre mostro a todos o homem que me salvou.

A bordo dos barcos de nossas vidas, temos passado pelos rios e mares desse mundo. Às vezes experimentamos navegar em águas tranqüilas, outras em mares agitados e assolados por grandes tempestades. As aflições que nestes momentos vivenciamos, podem levar-nos ao desespero e à sensação de que estamos prestes a afundar.

Mas precisamos estar convictos que há alguém ao nosso lado, que não teme os mares agitados e que pode dar ordens às tempestades para que se acalmem. Alguém que nos ama e não quer que afundemos no mar da desesperança e da incerteza.

Alguém que ao primeiro pedido de socorro está pronto a estender a mão e nos salvar.

Esse Alguém é Jesus, o Capitão que deseja dirigir o barco de nossas vidas para que sigamos o nosso caminho em segurança até o porto de nossa felicidade. Os que já O conhecem e aqueles que ainda irão encontrá-lo terão imenso prazer e alegria em mostrá-lo a todos que encontrarem.

A provação vem não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo.
O carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades.
Lettie Cowman