segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BUSCANDO CORAGEM PARA TRABALHAR.

Atos 9:10-17
Damos muita atenção à conversão de Saulo de Tarso, mas damos pouca consideração para aquele que o ajudou a obedecer a Cristo, cujo nome é Ananias. Talvez pelo fato do livro de Atos não dar muita atenção a Ananias, é compreensível que nós também não demos. Afinal, foi Saulo que o Senhor queria converter, e foi Saulo que Deus pretendia que pregasse aos gentios. Apesar disto, há muitas boas lições a serem aprendidas deste personagem mais obscuro. Primeiro, vamos aprender alguns fatos a respeito de Ananias. Ananias foi chamado pelo Senhor para uma missão especial. Ele deveria fazer contato com o homem que Deus pretendia usar para levar o evangelho aos gentios. Que privilégio! Que honra! E o Senhor falou com ele em uma visão e também o capacitou de forma que pudesse impor as mãos num homem cego que precisava recuperar a sua visão. Sem dúvida, a Ananias foi dada não somente uma grande missão, como também um grande privilégio.
Precisamos ter a Coragem de Ananias
Ser discípulo do Senhor nunca foi fácil. Conhecemos casos em que ele pede coisas difíceis a seus servos. O homem a quem Ananias foi enviado era o oponente mais notório do cristianismo.
Saulo de Tarso disse de si mesmo que havia sido um “perseguidor” (1 Timóteo 1:13), e que perseguia “este Caminho até à morte” (Atos 22:4). Ele disse em um julgamento que estava tão “demasiadamente enfurecido” com os discípulos que, muitas vezes, obrigava-os “até a blasfemar” e que, sem misericórdia, os perseguia “mesmo por cidades estranhas” (Atos 26:11). Enviar Ananias para ensinar a Saulo de Tarso seria como enviar um judeu para ensinar a Hitler. Ananias disse ao Senhor (Atos 9:13-14). Talvez até teríamos nos simpatizado com ele caso tivesse pedido ao Senhor mandar outra pessoa. O que é impressionante, certamente, é que apesar de estar com medo, foi corajoso.
Ananias foi, não só foi encontrar Saulo de Tarso, como também restaurou a sua visão, falou-lhe o que o Senhor queria, e então desafiou a Saulo que se submetesse ao Senhor. Ananias lhe disse: (Atos 22:16).
Como discípulos devemos aplicar o chamado do Senhor a nós mesmos. (Atos 9:10).
Ananias compreendeu que o Senhor falava com ele. Precisamos ler a palavra do Senhor e ver o seu chamado a nós pessoalmente.
Com que freqüência concordamos com a necessidade de discípulos corajosos que fazem coisas valentes, mas fugimos da aplicação em nossas próprias vidas?
O Senhor tem trabalho para nós fazermos. A mensagem de Jesus nos chama ao serviço. O Senhor precisa de discípulos que ouvirão a mensagem como Ananias fez e dirão. “Eis-me aqui, Senhor!”
Como discípulos devem ser corajosos, independente da tarefa. Há várias coisas que tendem a atrapalhar a nossa disposição de ensinar aos perdidos
Gostamos de ficar em lugares onde nos sentimos seguros e confortáveis, enquanto o Senhor, muitas vezes, colocaria os crentes em locais que os deixariam sem jeito. O Senhor, depois, enviou Saulo (Paulo) a Corinto, e lhe disse: “Não temas; pelo contrário, fala e não te cales” (Atos 18:9). Com que freqüência negamos o convite do Senhor, porque o achamos perigoso demais?
Estamos preocupados com a possibilidade de fracassarmos. É interessante que tendemos a pensar que o sucesso é apenas as pessoas aceitarem o evangelho. Enquanto é verdade que o Senhor quer que todos sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade (1 Timóteo 2:4), também é verdade que o evangelho serve para fechar os corações daqueles que se rebelam contra ele. (Marcos 4:12).
Ficamos preocupados que não pregaremos perfeitamente. Porém não levamos em consideração que Jesus foi o professor perfeito, porém ainda não foi capaz de persuadir aqueles que não queriam ser persuadidos, até porque ele já sabia o final de sua missão. Se o evangelho pôde converter um Saulo de Tarso no primeiro século, certamente pode ter sucesso igual com os Saulos da nossa época desde que estejam nos planos de Deus.
Como discípulos temos de obedecer de qualquer forma..
Ser verdadeiramente submissos ao Senhor não é a mesma coisa que fazer o que manda quando já queremos fazê-lo.
A submissão é fazer o que nos manda mesmo quando não queremos. Lembrem do comentário de Jesus no jardim, “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mateus 26:39). Ele não queria ir à cruz, mas foi mesmo assim.
Talvez alguém queira dizer – “Bem, ele é o Senhor, ele tinha que fazer o que lhe foi pedido.” Mas e Ananias? Ele teve que ir? Ele se submeteu ao Senhor, sendo que fez exatamente aquilo que ele não queria fazer. São pessoas desse tipo que o Senhor busca hoje.
Uma observação final: Nunca foi dada a Ananias uma anotação especial pelos escritores por seu papel corajoso. Jesus jamais disse, “Quando o evangelho for pregado, Ananias será lembrado”. De fato, depois do seu papel na conversão de Saulo, nunca mais ouvimos falar dele. Na verdade, isto não é incomum. Deus não tem super-heróis a quem se dá tarefas extraordinárias enquanto os outros menos conhecidos não tem um papel significante no seu reino. O que dá significado a qualquer um de nós é que Deus nos conhece, e que ele nos salvou pela sua graça. Uma vez que somos salvos, simplesmente nos juntamos à multidão de outros servos que se entregaram para fazer a vontade do Mestre. Há muitos Ananias no reino de Deus -- os homens e mulheres que terão a oportunidade de glorificar a Deus na época e no lugar em que eles existem. Você pode ser um. Usemos estas oportunidades, não com um sentimento de orgulho ou ambição vã, mas com a atitude que o Senhor nos ensinou. Lucas 17:10).


Nenhum comentário:

Postar um comentário